Temas : Apostasia, Anticristo, Arrebatamento, A Grande Tribulação, A Vinda visível de Cristo, O Milênio, Juízo Final, O Lago de fogo e enxofre, A Nova Jerusalém. ESTUDOS ESCATOLÓGICOS - CLIQUE NO BOTÃO INICIAR / STUDIES Eschatology - CLICK TO START JESUS ESTÁ PRÓXIMO!

sábado, 14 de março de 2015

A BATALHA DO ARMAGEDOM



A BATALHA DO ARMAGEDOM

No final da grande tribulação, quando o anticristo romper o pacto com Israel, nos últimos três anos e meio deste período, haverá uma grande campanha militar contra Israel. O anticristo mobilizará as confederações das nações para invadirem Israel e a despojarem. O próprio Jesus já afirmava sobre esta profecia bíblica:


Lucas 21:20 – “Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação.”

As nações confederadas cercarão Israel por toda parte. Esses exércitos das nações confederadas serão ajuntados pela trindade satânica, com o fim espiritual de pelejar contra o próprio Cristo.

Apocalipse 16:13-14 – “Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso.”

Esse ajuntamento das nações da terra acontecerá num lugar chamado Armagedom, Apocalipse 16:16 – “Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom”. Armagedom significa Monte De Megido, e será o palco para a guerra das guerras. As tropas do anticristo marcharão contra Israel e se dirigirão para o Armagedom, no Megido, onde se encontra a grande planície de Esdrelom.
Existem várias outras localidades geográficas também relatadas dessa campanha.

1)   Joel 3.2,13 fala dos acontecimentos que ocorrerão no "vale de Josafá", que parece ser uma área extensa a leste de Jerusalém. Ezequiel 39.11 fala do "vale dos viajantes", que pode referir-se à mesma área que o vale de Josafá, visto que era uma rota de saída de Jerusalém.

2)   Isaías 34 e 63 retratam a vinda do Senhor de Edom ou Iduméia, sul de Jerusalém, quando Ele retornar do julgamento.

3)   A própria Jerusalém é vista como o centro do conflito (Zc 12.2-11; 14.2 / Lc 21:20).

Armagedom será o local em que as tropas se reunirão vindas dos quatro cantos da terra, e de lá a batalha se espalhará por toda a Palestina. Então a batalha de Armagedom se estenderá desde o vale de Megido no norte da Palestina, através do vale de Josafá, Jerusalém, até Edom no extremo sul da Palestina. Com isso concordam as palavras do profeta Ezequiel, de que os exércitos dessa grande batalha virão "para cobrir a terra" (Ez 38:9,16). O livro do Apocalipse 14:20, também fala que o sangue correrá dos freios dos cavalos por 1 600 estádios, e foi observado que 1 600 estádios cobrem toda a extensão da Palestina. Mas Jerusalém sem dúvida será o centro de interesse durante a batalha de Armagedom, pois a Palavra de Deus diz: "Reunirei todas as nações contra Jerusalém para a batalha" (Zc 12:2-11 / 14:2 / Lc 21:20). 


Zacarias 12:2 – “Eis que eu farei de Jerusalém um cálice de tontear para todos os povos em redor e também para Judá, durante o sítio contra Jerusalém.”

Zacarias 14:2 – “Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade”.

Os exércitos do anticristo será uma coligação de várias nações, onde já abordamos algumas no estudo anterior sobre A GRANDE TRIBULAÇÃO. Vimos três grandes desses poderes mundiais:

1)   A confederação do norte, a Rússia e seus aliados; (Ez 38 e 39)

2)   A confederação do leste ou asiática e seus aliados de além do Eufrates (provavelmente china, índia, Japão e outros povos). (Ap 16:12-16)

3)   O poder do Sul, Egito e seus aliados. (Dn 11:40)

4)   Temos outro grande poder a se apresentar nesta campanha em virtude de sua participação ativa. O Senhor e seus exércitos celestiais.

Apocalipse 16.12 revela alguns acontecimentos para que os poderes asiáticos entrem na região da Palestina, o ressecamento do Rio Eufrates. Este rio sofrerá um juízo de Deus e secará para a passagem da confederação do leste (Vemos isso no estudo anterior A GRANDE TRIBULAÇÃO).

Apocalipse 16:12 – “Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol.

Embora essas confederações se levantem contra Israel, espiritualmente é contra o próprio Senhor Jesus que o inimigo tentará pelejar por ocasião de sua manifestação visível (Sl 2.2; Is 34.2, Zc 14.3; Ap 16.14; 17.14; 19.11,14,15,19,21).

Esta será a “peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso”, pois, quando as tropas do anticristo se posicionarem contra Israel, o próprio Senhor irá destruí-los pela manifestação da sua SEGUNDA VINDA, A VINDA VISÍVEL DO SENHOR. Ele virá exatamente neste momento, no final da grande tribulação, quando Israel estiver cercado por todos os lados e estiver em grande angústia.


Devemos lembrar os acontecimentos que precedem a sua gloriosa vinda. O sol, a lua e as estrelas escurecerão, haverá um total apagão, os poderes dos céus serão abalados, o sinal do filho do Homem será manifesto, e então o próprio Senhor aparecerá com poder e muita glória para destruir os exércitos do anticristo e livrar Israel de sua peleja, os seus pés estarão no monte das Oliveiras, que se fenderá ao meio.

Zacarias 14:2-4 – “Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade. Então, sairá o Senhor e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha. Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul.”.

2 Tessalonicenses 2:8 – “então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda”.

Joel 3:1-2 – “Eis que, naqueles dias e naquele tempo, em que mudarei a sorte de Judá e de Jerusalém, congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre os povos, repartindo a minha terra entre si.”

Ezequiel 38:18-23 – “Naquele dia, quando vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor Deus, a minha indignação será mui grande. Pois, no meu zelo, no brasume do meu furor, disse que, naquele dia, será fortemente sacudida a terra de Israel, de tal sorte que os peixes do mar, e as aves do céu, e os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra tremerão diante da minha presença; os montes serão deitados abaixo, os precipícios se desfarão, e todos os muros desabarão por terra. Chamarei contra Gogue a espada em todos os meus montes, diz o Senhor Deus; a espada de cada um se voltará contra o seu próximo. Contenderei com ele por meio da peste e do sangue; chuva inundante, grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre farei cair sobre ele, sobre as suas tropas e sobre os muitos povos que estiverem com ele. Assim, eu me engrandecerei, vindicarei a minha santidade e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o Senhor.”

Zacarias 14:12-15 – “Esta será a praga com que o Senhor ferirá a todos os povos que guerrearem contra Jerusalém: a sua carne se apodrecerá, estando eles de pé, apodrecer-se-lhes-ão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na boca. Naquele dia, também haverá da parte do Senhor grande confusão entre eles; cada um agarrará a mão do seu próximo, cada um levantará a mão contra o seu próximo. Também Judá pelejará em Jerusalém; e se ajuntarão as riquezas de todas as nações circunvizinhas, ouro, prata e vestes em grande abundância. Como esta praga, assim será a praga dos cavalos, dos mulos, dos camelos, dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles arraiais.”

O Senhor ferirá todos os exércitos do anticristo, todas as confederações das nações, será mui grande a destruição deles. Em muitas outras passagens fazem referência a essa destruição (Ezequiel capítulo 38 e 39 / Joel 3:12-17 / Apocalipse 17:14 / Joel 2:20 / Malaquias 3:2). Outra visão extraordinária do juízo de Deus é mostrada em Apocalipse.

Apocalipse 19:11-21 – “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus, para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes. E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.”

Em Ezequiel demonstra o tamanho dessa destruição. Sete meses são gastos para retirar os mortos (39.12) e sete anos são necessários para retirar os escombros (39.9,10). O anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo e enxofre.

Sem dúvida nenhuma essa será a maior de todas as guerras, o Senhor vencerá com poder e muita glória e vencerão também a Igreja do Senhor, que estará com Ele na sua vinda.

Apocalipse 17:14 – “Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele”.


A SUA VINDA EM RELAÇÃO A ISRAEL (O REMANESCENTE)

Vemos que no período da grande tribulação, o Senhor selou 144 mil judeus, 12 mil de cada tribo. Esses são os remanescentes que serão salvos por Cristo na sua vinda (Ap 7:4 / Ap 14:1-5). Eles serão, redimidos, seguirão o Cordeiro por onde quer que vá. Em Zacarias mostra no momento em que o Senhor vier livrar Jerusalém das mãos do anticristo, a conversão dos judeus.

Zacarias 12:10-14 – “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom, no vale de Megido. A terra pranteará, cada família à parte; a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família dos simeítas à parte, e suas mulheres à parte. Todas as mais famílias, cada família à parte, e suas mulheres à parte.”

Esses serão os 144 mil que clamarão por Jesus, a quem transpassaram. Assim se cumprir-se-á a palavra proferida por Jesus.

Mateus 23:37-39 – “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta. Declaro-vos, pois, que, desde agora, já não me vereis, até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!”


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais informações: maranata.fv@gmail.com
_____Atenção: NÃO dê suas informações pessoais pela internet, só por sites de compras seguros. Cuidado com prêmios virtuais, cuidado com mensagem que atraem sua atenção, pode ser vírus ou hacker. Este site Escatológico não envia mensagem de prêmios. Obrigada, Edigleuma Moderadora
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...